01/09/2011

Travessia: Passo a passo, o caminho se faz – Mês da Bíblia 2011




O mês de setembro é tempo especial para aproximarmo-nos mais da Palavra de Deus. É o chamado mês da Bíblia. Mês da Palavra. Para todos nós, jovens, também é tempo oportuno de reflexão, de oração, de engajamento e luta. O livro escolhido nesse ano é o do Êxodo (“Travessia: passo a passo, o caminho se faz” - Ex 15,22-18,27) que nos lança para o caminho, para a travessia. Todos nós estamos e somos caminho, tudo que realizamos o fizemos no caminho. Jesus mesmo se apresentou como “o caminho” (Jo 14,6). A escolha se justifica, pois o êxodo e a caminhada são realidades vividas no dia a dia do povo de Deus. Também nós estamos em contínuo movimento de vencer etapas e realizar projetos.

Foi corajosa a juventude da arquidiocese de Passo Fundo em seu processo missionário tomar a decisão de no primeiro final de semana de outubro (1 e 2/10) pararem para estudar e rezar a Palavra. Depois das visitas, das missões realizadas na área de Casca, a meninada, em unanimidade, decidiu que para ser missionário é necessário estudar a Palavra de Deus para poder levá-la aonde eles forem. Que atitude bonita! Que momento de graça! Em tempos de egoísmo, individualismo, imediatismo, essa atitude é de libertação. E é com esse desejo que o grupo vai ser encontrar nesses dias, no intuito de perceber a palavra de libertação e de vida que grita através da Sagrada Escritura. Sinta-se também você querido jovem especialmente convidado para esse encontro, para essa ciranda missionária pela vida da juventude que encontra seu fundamento na Palavra de Deus.

O nosso desejo/sonho de assessores e de assessoras é ver os jovens saborearem as riquezas divinas e humanas que se escondem nas infinitas histórias da Bíblia. É preciso que a gurizada, a partir do próprio estudo e da meditação, RE descubra a força mística e revolucionária, capaz de mudar todas as coisas, que dela emana. É uma fonte que a juventude é convidada a beber. Quem não vai à fonte, arrisca não ter energia suficiente para seguir no caminho. Que Deus nos ajude!

Maicon André Malacarne

0 comentários: