29/11/2011

Carta do ACAMPAMENTO


Estimados padres, religiosos/as e Bispos,

Queridos/as jovens e assessores/as,


“E a Palavra se faz carne e habita no meio da juventude.”
(Jo 1, 14)

Entre os dias 12 e 15 de Novembro de 2011, éramos aproximadamente 200 jovens das Pastorais da Juventude do Rio Grande do Sul reunidos/as no Bairro Nova Santa Marta, região periférica da cidade sede da Arquidiocese de Santa Maria. Fomos carinhosamente acolhidos pelos Irmãos Maristas, na Escola Santa Marta, e acompanhados pelos jovens da Pastoral Juvenil Marista (PJM).

Nós, jovens pertencentes a Pastoral da Juventude (PJ), Pastoral da Juventude Estudantil (PJE) e Pastoral Juventude Rural (PJR) convivemos, nos conhecemos, fizemos memória de nossa bonita história, por meio de tantas pessoas que doaram suas vidas, tantas instituições que serviram e servem de casa para a juventude gaúcha. Acima de tudo, celebramos a presença do Emanuel, o Deus conosco, nesses 30 anos de comunhão e defesa da vida da juventude.

Inspirados por toda essa história e pelo Marco Referencial das Pastorais da Juventude do RS e à luz da Palavra de Deus, como jovens protagonistas, reafirmamos nossa missão a partir da pessoa de Jesus Cristo e de seu Projeto, como Igreja libertadora e ministerial. Acreditando no grupo como o espaço de vivência eclesial e de evangelização da juventude nos organizamos como lugar de felicidade, resistência e autonomia, promovendo a denúncia dos sinais de morte, extermínio e violência contra a vida da juventude e anunciando a esperança e a novidade do Reino de Deus.

Após muitos momentos de recordação, oração, reflexão, aprofundamento e de uma experiência de partir em missão jovem, desejamos reafirmar nosso jeito de ser e fazer as Pastorais da Juventude como um espaço, por excelência, de protagonismo. Somos, enquanto Igreja, sacramento da novidade; valorizamos em nosso fazer pastoral, a acolhida, o sorriso, a singularidade de cada jovem como sujeito. E, animados pela Pedagogia de Jesus Cristo, seguimos humildes e atentos na escuta aos sinais dos tempos, certos de que caminhamos rumo a Civilização do Amor.

Rendemos graças por esses 30 anos de história e pedimos a interseção da Mãe Medianeira, padroeira deste estado, ao Deus da Vida para que nosso caminho seja sempre iluminado e se transfigure em sinal de revitalização.

Pastorais da Juventude do Rio Grande do Sul
Santa Maria, novembro de 2011.
Leia mais

0 comentários: