29/11/2011

30 anos de história!



0 anos das Pj’s, esse foi o tema que trabalhamos com a assessora Aparecida (Cida) neste final de semana, dos dias 25, 26 e 27 em Marau, reunimos cerca de 30 jovens dispostos a construir a nova civilização do amor.
Este encontro veio como um foco pra nós jovens, relembrando o passado de um povo oprimido e sofrido, se faz história e palavra o começo de uma missão onde Abraão procurava a tão sonhada terra do leite e mel, onde os profetas anunciavam e denunciavam. Jesus Cristo optou pelos pobres com a missão de um reino deles e para eles, mas e se Jesus tivesse feito a opção pelo imperador? Realmente é uma pergunta que nos deixa intrigados, porém isso não aconteceu, e é por isso que hoje ele nos convida pela causa maior, pela opção dos jovens, para um modelo de vida, um projeto, a cruz faz parte, acreditar. Levanta-te e anda!
O que vimos da PJ, a história que foi crescendo e hoje se faz presente entre meio a juventude, os DNJ’s realizados com milhares de jovens, a primeira liberação da nossa arquidiocese de Passo Fundo no ano de 1984, o ano internacional da juventude comemorada em Passo Fundo-RS no ano de 1985, a Campanha da fraternidade de 1992 “Juventude caminho aberto”, entre outros fatos do nosso passado que ainda se faz presente e acontece com a nossa fé e luta.
É importante lembrar-se da nossa realidade, os desafios que estamos dispostos a cumprir. Entre esses a violência, envolvimento político, drogas, alcoolismo, alienação, “emprego da sociedade”, base sólida, capitalismo... Temos s nossa fé, o nosso objetivo como Pastoral e é visando esses desafios que vamos suprir com nossas necessidades.
No sábado a noite participamos da Missa na Matriz e as 22:00 descemos até a praça central, onde cantamos, e fizemos um momento de olhar a realidade e contemplar o momento, na volta realizamos um momento celebrativo em comemoração ao Dia Nacional da Juventude.
É por isso que hoje estamos juntos pra realizar a missão do Projeto de Jesus Cristo o Reino de Deusonde o Jovem tenha qualidade de vida e para que abram os olhos diante da sociedade em que se encontram. Nós só vamos ser Pastoral da Juventude, quando olharmos pra nossa realidade. Sonhamos em um Reino Construído com as mãos jovem. Fé na luta!

Kênia Cenci


0 comentários: