09/03/2012

Missões Jovens: em sintonia com a vida



O projeto das Missões Jovensda Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Passo Fundo é uma proposta de evangelização protagonizada pelos próprios jovens, que assumem verdadeiramente a opção pela vida da juventude, principalmente a empobrecida e marginalizada, indo ao seu encontro. Desde 2011, a área de Carazinho tem acolhido e preparado esse processo, através dos encontros arquidiocesanos de formação, tardes jovens e nas reuniões dos grupos de base. Nos dias 26 a 29 de Janeiro, Carazinho foi, novamente, morada para aproximadamente 55 jovens de toda a Arquidiocese, que se reuniram para celebrar a vida e realizar as visitas missionárias nas comunidades locais.
Antes de irmos às comunidades, precisávamos nos preparar, celebrar, repensar e reafirmar nossos objetivos. A quinta-feira, dia 26, foi o dia do reencontro, da acolhida, das conversas, da empolgação, da integração, dos encaminhamentos, da divisão das equipes e da partilha de expectativas para as visitas missionárias. A manhã da sexta-feira foi o tempo de preparação, de formação, de assessoria, de leitura, de discussão e de reflexão.
Fomos enviados às comunidades – seis em Carazinho uma em Santo Antônio do Planalto – na tarde da sexta-feira. Inspirados pelo lema “a vida da juventude é missão de todos nós”, seguimos visitando as famílias até o sábado à tarde. As visitas são o ponto forte do processo de Missões Jovens em uma área pastoral – mas não o seu fim. Representam uma atitude de amor ao próximo, de escuta e de valorização da pessoa.  Durante uma manhã e duas tardes de andanças e acolhidas nas comunidades da área de Carazinho, a juventude demonstrou seu jeito de ser, crer e viver, transmitiu sua alegria, se tornou profeta e deu seu testemunho de fé e esperança. Conhecemos muitas pessoas, histórias e realidades de vida, que também deixaram sua marca e seu testemunho. Ouvimos vários sins, mas também nãos, vimos muita humildade, entramos em casas simples, e convivemos com o Deus que está entre nós. Além disso, mostramos que é possível sermos igreja jovem, acolhedora e a serviço da comunidade.
No domingo, tivemos a oportunidade de partilhar essas experiências e pensar o significado disso para nossa caminhada pastoral. Mais tarde, realizamos a Marcha Contra a Violência, chamando a atenção para A Campanha Nacional Contra a Violência e o Extermínio de Jovens, e anunciando que a juventude quer viver e luta contra todas as formas de violência opressão. Após a marcha, participamos de uma emocionante celebração, onde relembramos toda a caminhada percorrida para que as Missões Jovens pudessem acontecer e prestamos nosso agradecimento às pessoas envolvidas no processo. Na oportunidade, Marau foi anunciada como a próxima área pastoral a acolher esse projeto.
Mas sabemos que missão não é apenas um evento, tarefa ou obrigação. Ser missionário é ser enviado, doar-se, assumir um compromisso permanente com a vida e com o Reino. Por isso, assim somo aconteceu na área de Casca, as missões jovens em Carazinho ainda estão acontecendo e podem gerar muita vida. Iluminados pela Palavra Viva que encontraram durante as visitas às famílias e motivados por uma mística construtiva e missionária, os grupos de jovens da área estão desafiados a dar continuidade a esse caminho, a estarem atentos à realidade local e agir em favor da vida e da juventude. Enquanto isso, as Missões Jovens na área de Marau também começam a ser idealizadas e organizadas. Assim, prosseguimos, em sintonia, a nossa caminhada rumo à Civilização do Amor.
Josieli Lazzarotto

0 comentários: