11/04/2012

Festa de 2 anos do JUPE – Jovens Unidos Para Evangelizar

Foi com uma imensa alegria que o grupo de jovens, JUPE, da Paróquia São José, Passo Fundo, comemorou nessa última semana seus dois anos de existência. As preparações começaram ainda em fevereiro, em parceria com a comunidade e os jovens de toda Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Passo Fundo, a celebração começou dia 31 de Março e encerrou-se no Sábado de Aleluia.
A proposta de fazer esse evento não foi apenas para festejar, mas sim um incentivo para convocar a comunidade a conhecer a atividade Pastoral e suas campanhas. O JUPE contou com a presença de mais de 60 jovens desde a manhã do dia 31 de março, oriundos de Marau, Casca, Carazinho, outros grupos da cidade de Passo Fundo e também a presença da PJ da Diocese de Erexim. Durante a manhã, sob coordenação da assessora Cida Montana, os grupos partilharam suas histórias; à tarde após breve introdução do Pe. Leonardo Foschiera sobre a realidade do bairro São José, os jovens saíram em Missão pela comunidade, divulgando e convidando à Pastoral da Juventude e à campanha nacional da PJ “Chega de Violência e Extermínio de Jovens”; à noite, aconteceu a Missa de Ações de Graças, com grande presença da comunidade. Após, houve um encontro assessorado pelo Matheus Fernandes, de Marau, Coordenador Regional da campanha nacional, provocando os jovens a assumir esse compromisso pejoteiro, expondo a realidade, e fazendo-os crer a lutar por um mundo sem preconceitos, injustiças e desigualdades e criar a Civilização do Amor. Para encerrar o dia, os jovens dirigiram-se ao ginásio para jantar, junto à comunidade e os pais que deram todo o suporte para esse dia. Dia 01 de Abril, Domingo de Ramos e também Dia Internacional da Juventude, os jovens participaram da procissão pela parte da manhã e à tarde usaram o ginásio para recreação, até a hora da despedida, que deixa alegria e um sentimento de saudade, pelos laços de amizade formados.
Durante a semana, continuaram os trabalhos do JUPE, juntamente com o apoio do MADI, grupo de jovens da Paróquia São Judas Tadeu, também de Passo Fundo, para realizar as encenações de Sexta-Feira Santa e Sábado de Aleluia. Dois dias que emocionaram a comunidade, novamente. A Paróquia São José nessa semana conheceu o jeito jovem de ser Igreja. Tanto na celebração do aniversário, quanto nas encenações, fora mostrado o protagonismo juvenil, jovens assumindo um compromisso com Cristo, construindo o Reino de Deus. A partir de agora, os jovens do bairro São José esperam ser vistos com outros olhos, não apenas como jovens rebeldes – ou perdidos, em alguns casos -, mas responsáveis, compromissados, revoltados com a crueldade e a insanidade de um mundo consumista e desumano.
O JUPE agradece a todos que participaram e colaboraram para que isso acontecesse. O povo festejou, evangelizou, refletiu, julgou e sonhou. Com isso, foi dado o início a um processo, um trabalho de evangelização da juventude do bairro. Passada as festas, o trabalho agora é maior, graças à ajuda de todos fomos ao encontro dos jovens, mostramos a nossa cara. Por nossa conta, devemos cativá-los no Projeto de Jesus Cristo. Pra frente linda juventude, você é a esperança do país!

0 comentários: