02/08/2018

Semana do/a Estudante (SdE) 2018

Jovens da PJ vivenciarão a Semana do/a Estudante (SdE) - atividade permanente promovida pelas quatro Pastorais de Juventude da CNBB. Ela acontece anualmente, no mês de agosto, na semana que abrange o dia 11, considerado historicamente o Dia do Estudante no Brasil. Desde 2003, as Pastorais da Juventude do Brasil tem organizado esta atividade em âmbito nacional para celebrar esta data e propiciar maior engajamento dos estudantes no que diz respeito à sua escola, às questões da educação e da sociedade em geral.
O objetivo é que ela aconteça dentro da escola, pois trata de temas especificamente estudantis e visa uma maior participação e conscientização dos estudantes. A Semana se propõe a trabalhar o protagonismo estudantil, para que o jovem estudante assuma o compromisso de construir a educação e a sociedade que tanto quer e sonha: a Civilização do Amor. Com isso, pretende chamar a atenção para a possibilidade da concretização do Reino mediante ações transformadoras, como, por exemplo, a defesa da educação.  
Esse ano, jovens da Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Passo Fundo visitarão algumas escolas para realizar com os estudantes uma reflexão sobre a SdE 2018 trazendo para os encontros o tema “A nossa escola não é mercadoria”, o lema “garantia de direitos e promoção da dignidade” e a iluminação bíblica que guiará as reflexões que vem do Livro de Lucas: “Todos os que ouviam a criança estavam maravilhados/as com a inteligência de suas respostas”. (cf. Lc 2, 47).
Se interessou? Entre em contato conosco!

Encontro Arquidiocesano da PJ envolve grupos de base


Com o objetivo de refletir sobre a Campanha Nacional de Enfrentamento aos Ciclos de Violência Contra a Mulher, lançada no 12º Encontro Nacional da Pastoral da Juventude que aconteceu em janeiro desse ano, no Acre, a Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Passo Fundo se reuniu, no último domingo, 29, na Comunidade São Francisco de Assis, no Bairro Berthier, em Passo Fundo, para o Encontro Cirandaremos.
Com a presença de mais de 30 jovens de vários grupos da PJ, o encontro envolveu os jovens em diferentes atividades. "O nome sugerido para o encontro representa a união dos/as jovens que, dançando num mesmo passo e ritmo, formam unidade na diversidade e reafirmam o compromisso do cuidado uns/umas com os/as outros/as", explica Carleane Silveira, uma das coordenadoras da PJ na Arquidiocese. "No encerramento foi rezado o Ofício Divino da Juventude (ODJ) e dançado uma grande ciranda. Foi um encontro de bastante alegria, oficinas, muita música e reencontros", complementa e acrescenta, também, que durante o dia se apresentou o funcionamento do Setor Juventude da Arquidiocese.
Sammara Garbelotto
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo
imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br
Colaboração: Pastoral da Juventude