05/06/2012

Juventude: Caminho Aberto!




O que vou ser? O que quero ser? Que utopias vou alimentar? Que decepções vou viver? Todas essas perguntas, e muitas mais, tocam na nossa vida de jovens, questionam nosso jeito de viver e nos fazem desacomodar. Fazem-nos pensar que temos sempre um caminho a percorrer, mas qual caminho se no mundo há muitos? 

Jesus nos convida a um único caminho, o do Reino de Deus. Esse caminho implica em protagonismo, em escolhas, mas acima de tudo em uma opção: pelos pobres. Pobres socialmente excluídos, pelos pobres que morrem de fome, pelos pobres que não tem o que vestir, pelos pobres que são presos injustamente. Não nos confundamos com os pobres da mídia, como a Veja, com os pobres dos corruptos, eles precisam também de nós sim, mas de outra maneira, diante deles precisamos ser profetas e denunciadores.

Seguir o Reino de Deus e seu Projeto é o caminho que temos de percorrer e não é se esconder nas capelas e orar o dia todo, seguir o Reino é trazê-lo à realidade, à prática, é a partir da ação do transformar o mundo num mundo mais igualitário e mais humano.

Ser jovem hoje é assumir a causa desse Reino, é abrir caminhos para o futuro através do presente e olhando para o passado. Ser jovem hoje é sonhar e fazer acontecer, é ser protagonista e amar a vida, é transformar a realidade, é compreender um Deus presente na nossa história e em nossa caminhada. Ser jovem é acreditar num mundo possível.
Cleber Pagliochi

0 comentários: