01/08/2014

PJ rumo ao 10ª Acampamento da Juventude

10º Acampamento da Juventude Romeira e 38ª Romaria da Terra


Nas vésperas da Romaria da Terra, sempre ocorre o acampamento da juventude romeira, que reúne jovens de todas as dioceses do Rio Grande do Sul com o objetivo de refletir com mais profundidade a temática da romaria. Ainda embalados pela bela e produtiva experiência do 9ª acampamento realizado na cidade de Tapes, no assentamento da reforma agrária Lagoa do Junco, nos colocamos a caminho para preparar a 10ª edição. A paróquia Sagrada Família, que abrange os municípios de David Canabarro e Muliterno, da nossa Arquidiocese, vão acolher os jovens vindos de todos os cantos do estado.

Nesta 38ª Romaria da Terra será discutida a sucessão rural e a necessidade de políticas públicas mais eficientes para garantir a permanência das pessoas no campo, especialmente dos jovens. É alarmante o dado de que 30% das propriedades do Rio Grande do Sul estão sem sucessão. O problema vai se agravando aos poucos, pois a tendência é aumentar o número de grandes propriedades e com isso a monocultura e o uso massivo de agrotóxicos, além do enfraquecimento da agricultura familiar que produz 70% dos alimentos no Brasil. 

O tema é voltado para a realidade da juventude, por isso não podemos ficar de braços cruzados, é nossa missão lutar pela vida da juventude. E junto com diversas entidades como a Comissão Pastoral da Terra, Pastoral da Juventude Rural, Via Campesina, Paróquia de Sagrada Família e Sindicatos dos Trabalhadores Rurais da região, nós Pastoral da Juventude já estamos no processo de construção desse encontro de fé, mística, formação e animação do compromisso com a vida da juventude. Diversos jovens dos mais diferentes grupos de base de toda a arquidiocese estão inseridos nas equipes organizadoras.

Para garantir um processo construtivo e que possibilite capacitação para os participantes estão sendo organizados três encontros preparatórios. O primeiro ocorre neste mês, no dia 23 em David Canabarro, para os jovens envolvidos na organização com o objetivo de esclarecer o tema da romaria e resgatar a história dos acampamentos anteriores. O segundo e o terceiro acontecem respectivamente em novembro e janeiro de 2015 para um grupo maior de jovens com possibilidade de intercâmbio com as famílias da região.

Temos um longo caminho a percorrer até os dois dias de acampamento em 15 e 16 de fevereiro de 2015, mas vamos nos preparando e soltando o grito, caminhando e cantando seguindo a canção do Projeto de Jesus Cristo. Somos juventude que ousa lutar, pois queremos construir projeto popular, somos juventude romeira que tem o Cristo como guia. Salve salve a caminhada!

Por Junior Centenaro
CPT

0 comentários: