29/07/2016

Jornada Mundial da Juventude


A Jornada Mundial da Juventude realizada no Brasil, entre os dias 23 a 28 de julho de 2013, continua muito viva em nossa memória. Uma multidão de pessoas, predominantemente jovens, se dirigiu ao Rio de Janeiro para participar de uma semana de estudos, encontros e muitas celebrações. A presença do papa Francisco, eleito no dia 13 de março de 2013, engrandeceu o evento com seus ensinamentos, sua simpatia e seu estilo pessoal.
Agora está acontecendo Jornada Mundial da Juventude, em Cracóvia, na Polônia. O tema “Felizes os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia” (Mt 5,7), está inserido no contexto do Ano Extraordinário da Misericórdia e será, segundo o papa, “um verdadeiro e próprio Jubileu dos jovens a nível mundial”. O evento conta com a presença do pontífice em várias programações.
As mensagens preparatórias de Francisco para a realização desta jornada foram feitas a partir das bem-aventuranças do Evangelho. Recordo somente duas mensagens. O papa insiste muito no tema da misericórdia por considerá-lo fundamental para a fraterna convivência humana. A condição humana é de fragilidade, tanto moral quanto física. Neste quadro, atitudes de perdão e de reconciliação são indispensáveis para a convivência fraterna, para a serenidade do coração, para a cura dos ressentimentos, da violência, da vingança e do sentimento de culpa. A misericórdia não é passividade, mas estimula a pessoa a ser instrumento da misericórdia de Deus para com o próximo, através de atitudes pequenas, mas que tem um valor infinito: saciar a fome e a sede, roupa digna, atenção aos doentes, solidariedade no luto, corrigir os erros, aconselhar. Estas atitudes não são apenas bondades, nem mero sentimentalismo.
Como segunda mensagem, destaco: “Felizes os puros de coração, porque verão a Deus (Mt 5,8). A busca da felicidade é comum a todas as pessoas de todos os tempos e de todas as idades. Em que consiste a felicidade que brota de um coração puro? A questão tem a ver fundamentalmente com o campo das relações. É discernir aquilo que pode “contaminar” a vida e suscitar a formação de uma consciência reta e sensível.
O papa Francisco vê que a juventude tem um profundo desejo de um amor verdadeiro, belo e grande. Que tem um potencial imenso de propor e de ajudar a construir um mundo melhor. Por isto, alerta que estes grandes ideais não sejam falsificados, destruídos ou deturpados. Isto acontece quando os outros são manipulados por interesses egoístas ou transformados em mero objeto de prazer.
A Jornada Mundial da Juventude é uma grande confraternização mundial. Jovens de mais de 160 países se reúnem em Cracóvia, depois de viajarem alguns ou milhares de quilômetros. As diferenças de línguas não se constituem um problema porque a linguagem do amor, do encontro, do respeito, do aplauso, do sorriso e da oração é universal e não necessita de tradução.
Dom Rodolfo Luis Weber
Arcebispo de Passo Fundo
29 de julho de 2016

0 comentários: