25/06/2014

Participação Estudantil na Construção do Projeto Popular para o Brasil

Todo ano, quando se aproxima o mês de agosto comemoramos a semana do estudante. Mas afinal, quando falamos de estudante, o que pensamos? São vários os pensamentos que invadem nossa memória seja os livros, cadernos, notas, profissão, enfim... Mas as vezes esquecemos de pensar no mais importante, que são estudantes do Movimento Estudantil, firme e forte que contribuem para a construção de um projeto que seja popular e democrático para o Brasil.

Exemplo dessa construção, é a própria Ditadura Militar, onde que os estudantes tomaram a frente nas manifestações nas ruas do país. A Ditadura Militar, como sabemos foi o período mais duro para os brasileiros na história de nosso país, um regime repressivo e autoritário, onde que nenhum direito nosso era garantido. Os estudantes da União estadual dos Estudantes (UNE) assumiram o papel de protestar contra esse regime e foram para as ruas reivindicar o fim dessa repressão. Não só os estudantes, mas entre eles, trabalhadoras e trabalhadores, artistas, religiosas e religiosos da Igreja Católica, enfim... Porém, a marca que fica são esses estudantes que eram jovens, e que muitos foram torturados e mortos, entre eles, um dos primeiros estudantes a ser morto, ele: Edson Luís, o qual também foi um dos estopim para o surgimento da Dona Pastoral da Juventude.

Não posso deixar de mencionar que sou estudante de Serviço Social e também participo ativamente do Movimento Estudantil, atuando no diretório Acadêmico do prédio de Faculdade de educação da Universidade de Passo Fundo, onde estudo. E percebo da importância que se tem, de não estar somente em sala de aula, mas também estar nesses espaços de debates, participação e lutas que contribuem para a construção de um novo país, seja lutando por um Restaurante Universitário de qualidade até uma Universidade popular e democrática.

Portanto diante disso não podemos lembrar somente que estudante é quem tira nota dez ou faz as lições de casa, mas temos que lembrar sempre, que estudante é aquele que luta reivindicando seus direitos e que a partir disso contribui e constrói um projeto popular para o Brasil. Projeto esse que vai além, um projeto onde que quem tenha a maior voz, seja o povo, pois isso também é construir o Reino de Deus.

Em contrapartida a este estudante construtor de uma nova história, as Pastorais da Juventude do Brasil, lançam o subsídio de estudos da Semana do Estudantes de 2014 que tem como lema: “Eu vou a luta é com essa juventude que não corre da raia à troco de nada”. Isso, porque o próprio Jesus uma vez nos disse “Vós sois o sal da Terra e a luz do mundo! ” (Mt 5, 13-14). Você pode encontrar o subsídio acessando: https://docs.google.com/file/d/0B2hn78YHSoiIblVmZjRlSHJubWc/edit

Por Kenia Censi.

0 comentários: